CartaExpressa

Senado pede que STF destrua arquivos apreendidos em celular de Marcos do Val

Em junho, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o senador. Na operação, a polícia apreendeu os aparelhos celulares de do Val

O senador Marcos do Val. Foto: Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Advocacia do Senado Federal pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que o STF destrua os arquivos apreendidos do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Segundo o Senado, a exclusão seria para “zelar pela observância das prerrogativas parlamentares, asseguradas pela Constituição Federal”, disse em nota.

Ainda de acordo com o Senado, isso garante aos senadores a “inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos, e o sigilo da fonte, considerando as conversas em dispositivos eletrônicos como invioláveis nesse contexto”, afirmou.

Segundo a Casa, o Senado não teve acesso ao conteúdo do material apreendido, não sendo possível qualquer afirmação sobre a existência de eventuais ‘dados comprometedores’.

Marcos do Val foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.

Em 15 de junho, a PF, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o senador. Na operação, a PF apreendeu os aparelhos celulares.

Nas mensagens, do Val compartilhou em grupos do WhatsApp detalhes sobre a trama golpista planejada por bolsonaristas para impedir a posse do presidente Lula (PT).

Nas conversas, ele reafirma a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no plano e sugere que a ida do ex-capitão aos Estados Unidos estaria relacionada com a execução do golpe.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo