Política

Senado instala CPI para investigar atuação da Braskem em Maceió

Omar Aziz (PSD-MA) será o presidente da comissão, que ainda não tem relator definido

Omar Aziz, presidente da CPI da Braskem. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado instalou, nesta quarta-feira 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. O objetivo da comissão, requerida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) é investigar o papel da petroquímica no afundamento do solo em Maceió (AL).

O senador Omar Aziz (PSD-MA) será o presidente da CPI da Braskem, enquanto Jorge Kajuru (PSB-GO) foi escolhido como vice-presidente. A escolha do relator da comissão ficará a cargo de Aziz. 

Um acordo entre os senadores já definiu que o relator não será nem de Alagoas, nem da Bahia, estados em que a Braskem tem ampla participação no mercado. 

Entre outros nomes, a CPI da Braskem contará com a participação dos senadores Cid Gomes (PDT-CE), Eduardo Gomes (PL-TO), Efraim Filho (União Brasil-PB), Hiran Gonçalves (PP-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Caberá à comissão analisar o longo e custoso processo de deterioração do solo em Maceió, que já levou milhares de pessoas a saírem de suas casas na capital alagoana. Além disso, riscos de colapso em minas administradas pela Braskem já foram registrados, recentemente.

Em 2018, por exemplo, a atividade de exploração da empresa foi responsável por formar crateras subterrâneas na cidade, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Àquela altura, cerca de 60 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Neste ano, desdobramentos da exploração contínua levaram riscos a Maceió. A empresa chegou a firmar um acordo bilionário com a prefeitura, mas corre na Justiça uma demanda para que a petroquímica também indenize o estado de Alagoas.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou lideranças políticas de Alagoas para discutir a crise. A reunião foi marcada por tensão entre os presentes, especialmente Calheiros e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo