Política
Senado deve votar nesta terça redução dos prazos de inelegibilidade
Se a Casa Alta aprovar a matéria sem alterações, ela seguirá para a sanção do presidente Lula (PT)


O Senado deve votar nesta terça-feira 18 a redução dos prazos de inelegibilidade para políticos condenados. O projeto, da deputada federal Dani Cunha (União-RJ), está na pauta do plenário.
A proposta altera o início da contagem do prazo e a duração da inelegibilidade por crimes que tenham como consequência a proibição de disputar eleições. Ela já recebeu o aval da Câmara dos Deputados e passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa Alta.
Se os senadores aprovarem a matéria sem alterações, ela seguirá para a sanção do presidente Lula (PT).
Atualmente, o impedimento para que um condenado se candidate é de oito anos mais o tempo restante de duração do mandato que ele ocupava. O projeto altera a Lei de Inelegibilidade para que o período de vedação de candidatura passe a ser único, de oito anos, contado a partir de uma das seguintes datas, conforme o caso:
- Decisão judicial que decretar a perda do mandato;
- Eleição na qual ocorreu o ato que levou à condenação;
- Condenação por órgão colegiado;
- Renúncia.
Se aprovadas pelo plenário sem mudanças em relação ao texto da Câmara, as novas regras poderão ser aplicadas imediatamente após a sanção presidencial e, caso sejam mais benéficas, poderão até afetar condenações já em curso.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pacheco se reúne com Lula, descarta virar ministro e diz que foco é mandato no Senado
Por Wendal Carmo
Bolsonaro diz ser contra a diminuição da idade mínima para ser senador
Por CartaCapital
Os 16 ministros de Lula que terão de prestar informações ao Senado
Por CartaCapital