Política

Senado convidará Queiroga e Ernesto Araújo para falarem sobre pandemia

O chanceler deverá prestar informações a respeito dos esforços da pasta na compra de vacinas contra a doença

Senado convidará Queiroga e Ernesto Araújo para falarem sobre pandemia
Senado convidará Queiroga e Ernesto Araújo para falarem sobre pandemia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou requerimento para que o futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, prestem esclarecimentos sobre a atuação do governo no combate à pandemia do novo coronavírus.

O chanceler deverá prestar informações a respeito dos esforços da pasta na compra de vacinas contra a Covid-19. Autor do requerimento, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) aceitou converter o pedido, inicialmente uma convocação, para um convite a pedido do líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE).

A data em que Ernesto Araújo deverá comparecer ao Senado ainda não foi marcada. A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, Kátia Abreu (PP-TO), disse já ter entrado em contato com o chanceler e afirmou que ele poderia ir ao Senado na quarta-feira 31 pela manhã.

O Senado também aprovou requerimento de convite de comparecimento para o futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele deverá apresentar aos senadores as prioridades da nova gestão e os planos de vacinação. Os requerimentos são de autoria dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rose de Freitas (MDB-ES). A data será marcada quando o ministro for oficialmente nomeado.

O Senado aprovou na terça 16 projeto de lei que permite a presença de acompanhante no momento da vacinação contra a covid-19. A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RS), segue agora para a Câmara.

Na segunda-feira 15, a comissão temporária que acompanha as ações contra a Covid-19 no Senado aprovou a convocação de Eduardo Pazuello para prestar informações sobre a disponibilidade de oxigênio nos Estados, especialmente na Região Norte. O requerimento foi proposto pelos senadores Styvenson e Randolfe.

Com a iminente saída de Pazuello, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar um representante à comissão para falar sobre o assunto na quinta-feira, 18.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo