Política

Senado autoriza a contratação da Embratur por órgãos públicos sem licitação

O projeto de lei segue para a sanção do presidente Lula (PT)

Senado autoriza a contratação da Embratur por órgãos públicos sem licitação
Senado autoriza a contratação da Embratur por órgãos públicos sem licitação
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em evento dos 30 anos de CartaCapital, em Brasília, em 14 de maio de 2024. Foto: Divulgação/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou nesta quarta-feira 5 um projeto de lei que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, sem necessidade de licitação.

O projeto, que segue para a sanção do presidente Lula (PT), também permite à agência, presidida por Marcelo Freixo, receber recursos do Orçamento da União.

A proposta inclui entre as atribuições da Embratur o apoio à preparação e à organização de grandes eventos internacionais com o objetivo de impulsionar a imagem do Brasil no exterior.

Para trabalhar nesses eventos e em ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do País no exterior, a agência poderá ser contratada por órgãos e entidades da administração pública com dispensa de licitação.

Além disso, o projeto autoriza a Embratur a contratar serviços e a adquirir ou alienar bens sem precisar seguir as mesmas regras de licitação prescritas para empresas públicas e sociedades de economia mista.

O texto recebeu um voto favorável do relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), na Comissão de Constituição e Justiça. Ele destacou em seu parecer que estruturas semelhantes à Embratur, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, não precisam seguir certos procedimentos licitatórios.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo