Política

Senado aprova transferência do Coaf para o Banco Central

Órgão é responsável por produzir informações a partir de dados financeiros para prevenir a lavagem de dinheiro

Senado Federal aprovou MP em sessão no plenário. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira 17, a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central. O texto teve 51 votos favoráveis e 15 contrários. Agora, a matéria vai para sanção presidencial.

O Coaf produz informações para prevenir a lavagem de dinheiro, a partir de um trabalho de inteligência sobre dados de entidades do sistema financeiro. Em agosto, o governo federal havia publicado uma medida provisória que mudava o nome do Coaf para Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e que transferia o órgão para o BC.

Outra mudança proposta pelo Palácio do Planalto possibilitava indicações políticas para o Conselho Deliberativo da instituição, que teria entre 8 e 14 integrantes. No entanto, parlamentares retiraram este trecho.

Serão 12 servidores de cargos efetivos em áreas específicas do setor público, além do presidente do Coaf. Terão assento todos os que forem escolhidos e indicados pelo presidente do Banco Central.

O partido Podemos criticou a aprovação da matéria. Segundo o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), o Coaf deveria ficar no Ministério da Justiça para auxiliar a Operação Lava Jato. A legenda deve ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade da medida.

Por outro lado, o senador Esperidião Amin (PP-SC) defendeu a transferência porque, segundo ele, o Banco Central oferece maior expertise do que o Ministério da Justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo