Política
Senado aprova proibição de tatuagens e piercings em cães e gatos
O projeto inclui as práticas, já condenadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre os maus-tratos punidos pela lei de crimes ambientais
O Senado aprovou nesta terça-feira 20 o projeto de lei que proíbe a realização de tatuagens e piercings em cães e gatos. A matéria segue para a sanção do presidente Lula (PT).
A proposta inclui essas práticas, já condenadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre os maus-tratos punidos pela lei de crimes ambientais.
Segundo o PL, de autoria do deputado federal Fred Costa (PRD-MG), poderá ser condenado a detenção de 2 a 5 anos e a pagamento de multa quem realiza ou permite esses procedimentos.
Piercings e tatuagens, além de dolorosos, demandam cuidados, como lavagem e troca frequente de curativos, e oferecem riscos mesmo após a conclusão.
Nenhum desses procedimentos é amparado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária — o órgão considera intervenções cirúrgicas para fins estéticos como mutilações e maus-tratos praticados contra os animais. A Constituição também veda as práticas que submetam os animais à crueldade.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lei que flexibiliza o licenciamento ambiental avança no Senado; entidades criticam
Por CartaCapital
CCJ do Senado vota nesta quarta proposta que acaba com a reeleição no Brasil
Por CartaCapital
Projetos em tramitação no Senado podem restringir propagandas de casas de apostas
Por CartaCapital



