Política

Senado aprova PL para tornar partidos passíveis de controle por lavagem de dinheiro

A matéria, de autoria de Alessandro Vieira, seguirá à Câmara dos Deputados

Senado aprova PL para tornar partidos passíveis de controle por lavagem de dinheiro
Senado aprova PL para tornar partidos passíveis de controle por lavagem de dinheiro
Relator da CPICRIME, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira 7 um projeto de lei a prever que partidos políticos poderão ter de se submeter às normas de controle de lavagem de dinheiro dispostas na legislação. A proposta mira doações, contribuições e outras receitas partidárias.

O projeto submete legendas e suas respectivas fundações às obrigações legais de prevenção e controle desse tipo de crime. Com a mudança, os partidos passam a integrar a lista de pessoas e entidades obrigadas a adotar mecanismos de controle de operações financeiras e de identificação de movimentações suspeitas.

Encabeçado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o texto recebeu um parecer favorável da relatora, Ivete da Silveira (MDB-SC). Se não houver recurso para votação em plenário, a matéria seguirá direto à Câmara dos Deputados.

Segundo Vieira, o objetivo é responsabilizar os partidos após a comprovação de benefício decorrente da lavagem de dinheiro. Silveira, por sua vez, argumentou que as siglas ocupam papel central na ligação entre sociedade e Estado e, por isso, mantê-las sob controle mais rigoroso pode reforçar a integridade do ambiente eleitoral.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo