Política

Senado aprova nome ‘Viaduto Papa Francisco’ para acesso a Aparecida

O viaduto em homenagem ao religioso fica na BR-488, a principal via de acesso ao maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina

Senado aprova nome ‘Viaduto Papa Francisco’ para acesso a Aparecida
Senado aprova nome ‘Viaduto Papa Francisco’ para acesso a Aparecida
O Papa Francisco. Foto: Alberto Pizzolli/AFP
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou nesta terça-feira 16 o projeto que dá o nome de Viaduto Papa Francisco ao trecho localizado no km 2,3 da rodovia BR-488, em Aparecida (SP). A proposta (PL 1.856/2025), que veio da Câmara dos Deputados, agora segue para sanção presidencial.

A BR-488 é a principal via de acesso ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina, que recebe milhões de fiéis todos os anos.

Apresentado pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA), o projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Fernando Farias (MDB-AL). Para Farias, a homenagem é justa. Ele relembrou a visita do Papa Francisco ao santuário em julho de 2013.

“O Papa exortou os fiéis a olharem para o exemplo de fé e entrega de Nossa Senhora Aparecida, ressaltando a beleza do acolhimento e do amor maternal que ela representa. Suas palavras transcenderam a liturgia, ao estabelecer uma conexão emocional e espiritual com o povo brasileiro”, afirmou o senador.

Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 e faleceu em 21 de abril deste ano, aos 88 anos. Tornou-se o 266º papa da Igreja Católica em março de 2013, cargo que ocupou até sua morte.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo