CartaExpressa

Senado aprova MP de retomada do Mais Médicos e texto vai a sanção presidencial

A MP foi editada pelo presidente Lula em março e já estava em vigor, mas precisava do aval do Congresso para se tornar definitiva

Senado aprova MP de retomada do Mais Médicos e texto vai a sanção presidencial
Senado aprova MP de retomada do Mais Médicos e texto vai a sanção presidencial
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou nesta terça-feira 20 a medida provisória de retomada do programa Mais Médicos, cujo objetivo é garantir o atendimento via Sistema Único de Saúde em todas as regiões do País.

A MP foi editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em março e já estava em vigor, mas precisava do aval do Congresso Nacional para se tornar lei. Agora, o texto segue para a sanção presidencial.

A proposta prevê incentivos voltados à manutenção dos médicos no programa, como o adicional de 20% do total da bolsa aos profissionais que permanecerem por quatro anos em áreas de “alta vulnerabilidade”.

O texto também dispensa a revalidação do diploma para médicos estrangeiros nos primeiros quatro anos no programa – a exigência só existirá quando o profissional manifestar interesse em prorrogar sua participação por quatro anos. 

O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo governo Dilma Rousseff (PT) para levar profissionais às periferias das grandes cidades e a municípios do interior. Sob Jair Bolsonaro (PL), o programa foi desfigurado e passou a se chamar “Médicos Pelo Brasil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo