Política
Senado aprova cotas de mulheres em conselhos de estatais
O texto, chancelado em votação simbólica, segue à sanção do presidente Lula (PT)


O Senado aprovou, em votação simbólica nesta terça-feira 24, um projeto de lei que obriga empresas estatais e sociedades de economia mista a garantirem pelo menos 30% de participação feminina em seus conselhos de administração. O texto segue à sanção do presidente Lula (PT).
A medida abrange empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e outras companhias em que União, estados e municípios detenham a maioria do capital social com direito a voto. A adesão à reserva de vagas é facultativa no caso de companhias abertas.
Proposto por oito deputadas, o texto ainda estabelece que, entre as vagas reservadas a mulheres, pelo menos 30% cabem a mulheres negras ou com deficiência. O preenchimento poderá ocorrer de maneira gradual, respeitando os percentuais mínimos estabelecidos no projeto.
O conselho de administração que não adotar a reserva de vagas estará impedido de deliberar sobre qualquer matéria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Botão do pânico’ para comunicação entre motoristas e polícia avança no Senado
Por CartaCapital
Proposta que renova e amplia cotas raciais no serviço público federal avança no Senado
Por CartaCapital