Senado adia por mais uma semana votação do PL das fake news

O relator do caso, senador Angelo Coronel (PSD-BA), apresentou novo texto na quinta-feira. Projeto é envolto em críticas

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao lado do senador Weverton (PDT-MA). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, resolveu adiar para a próxima semana a votação do projeto que institui a Lei das Fake News. A decisão foi anunciada na noite da quinta-feira 25, após senadores pedirem mais tempo para avaliar o texto.

A proposta encaminhada para votação pelo relator do caso, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), está envolto em críticas. Senadores e instituições ligadas aos direitos humanos e comunicação alertam para a possibilidade do projeto colocar em risco a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários.

Uma nova versão do texto foi apresentada pelo relator na tarde da quinta-feira, já durante a sessão, o que também levou aos senadores pressionarem por mais tempo para avaliarem a proposta.

Alcolumbre declarou que a posição dos senadores, mesmo os contrários ao projeto, é convergente, dada a necessidade de pautar o combate à desinformação e às fake news. Ainda disse que o novo pedido de adiamento seria aceito numa “busca pela conciliação”.

“Todos se manifestaram a favor do projeto. A ressalva dos que falaram contra era votarmos no dia de hoje. Há a consciência do Senado de que temos que ter uma legislação que proteja a honra dos brasileiros. Saio daqui mais convencido de que estamos no caminho certo”, declarou.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.