Política
Sem surpresas, Bruno Reis (União) conquista em 1º turno a reeleição em Salvador
Kleber Rosa (PSOL) surpreende e aparece à frente de Geraldo Júnior (MDB)


O prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis (União), confirmou as pesquisas de intenção de voto e foi reeleito neste domingo 6, com 78,67% dos votos. O segundo colocado, Kleber Rosa (PSOL), marcou 11,08%, enquanto Geraldo Júnior (MDB), o terceiro, teve 10,26%.
No sábado 5, uma pesquisa Quaest mostrava Reis com 74%, ante 15% de Geraldo e 10% de Kleber.
Bruno Reis construiu sua trajetória política sob a influência de ACM Neto (União), de quem foi vice-prefeito entre 2016 e 2020. Em 2020, com o apoio de ACM, chegou à prefeitura, garantindo mais de 40 pontos percentuais de vantagem sobre a segunda colocada, Major Denice (PT). A chapa foi a mais votada proporcionalmente entre todas as capitais no primeiro turno.
Antes de assumir o município, Reis foi deputado estadual, eleito em 2010 e reeleito em 2014. Inicialmente filiado ao MDB, migrou para o DEM, partido pelo qual conquistou a a vice-prefeitura e a prefeitura de Salvador. Posteriormente, o DEM se fundiu com o PSL, dando origem ao União Brasil.
Nascido em Petrolina, a 517 quilômetros de Salvador, Bruno Reis é casado com a enfermeira e estudante de medicina Rebeca Cardoso e tem quatro filhos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.