Política
Sem poder viajar, Lula publica série de vídeos com pedidos de votos para aliados no 2º turno
Presidente, que sofreu um acidente doméstico no último sábado, fez uma sequência de posts nas redes sociais com as gravações e mensagens de apoio a candidatos


O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para publicar uma série de vídeos com pedidos de votos para aliados neste segundo turno. As mensagens, gravadas, foram divulgadas em sequência nos seus perfis oficiais.
Lula planejava, inicialmente, participar de atos de campanha em São Paulo na véspera da votação. No último sábado 19, porém, sofreu um acidente doméstico, que resultou em um corte na região da nuca e uma lesão no crânio. Por orientação médica, foi impedido de viajar.
Para driblar a restrição de deslocamento, Lula usou a internet para participar das campanhas. A primeira sequência de posts conta com mensagens de cerca de 1 minuto direcionada a eleitores de sete cidades. São elas:
- Camaçari, na Bahia, onde Lula apoia o candidato do PT, Luiz Caetano;
- Mauá, em SP, em que o presidente apoia o prefeito Marcelo Oliveira (PT);
- Diadema, também em SP, onde o candidato do PT é Filippi;
- Olinda, no Pernambuco, Lula registrou seu pedido de votos a Vinicius Castello (PT);
- Canoas, no Rio Grande do Sul, em que Lula apoia Jairo Jorge (PSD);
- Santa Maria, também no RS, o apadrinhado foi o petista Valdeci Oliveira;
- Pelotas (RS), onde Lula pediu votos para Fernando Marroni (PT).
Mais tarde, ainda neste sábado sábado, Lula divulgou vídeos em que pede votos para aliados em três capitais: Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo; Evandro Leitão (PT), em Fortaleza; e Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre.
“Eu sei que o Boulos será um excelente prefeito porque a maior preocupação dele é com o povo”, escreveu Lula na legenda da postagem que acompanha o vídeo.
Sobre Leitão, Lula anotou a grande rede de apoio que Leitão terá se for eleito: O Evandro está preparado, tem o apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana [MEC], e encontrará no governo federal uma gestão parceira para construir projetos para melhorar a vida do povo.”
Já sobre a eleição na capital gaúcha o petista disse que Maria do Rosário representa a mudança. “Conheço o trabalho da Maria, sei que ela está preparada e tem o melhor programa para uma cidade tão importante para o nosso país e que sofreu muito neste último ano”, anotou o presidente na legenda da publicação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As agendas de Nunes e Boulos no último dia de campanha eleitoral em São Paulo
Por CartaCapital
No último debate, Boulos enfatiza suspeitas de corrupção e Nunes tacha o oponente de extremista
Por CartaCapital
Não mudará rumos, mas foi um esforço adicional, diz Juliano Medeiros sobre Boulos e Marçal
Por Leonardo Miazzo
O delicado cenário para o PT no 2º turno de Diadema, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital