Política

Sérgio Sá Leitão assume Cultura, sem ministro há 34 dias

Atual diretor da Ancine assume cadeira vaga há mais de um mês, desde que o interino João Batista de Andrade pediu demissão do cargo

Apoie Siga-nos no

O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. Ele assume o cargo, que estava vago desde 16 de junho, quando o ministro interino da pasta, João Batista de Andrade, pediu demissão do cargo.

O convite para Sá Leitão foi feito nesta quinta-feira 20 pelo presidente Michel Temer. Além da passagem pela direção da Ancine, para onde teve a indicação aprovada em abril pelo Senado, Leitão ocupou a chefia de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Desde o início do governo Temer, em maio de 2016, a Cultura deixou de ser ministério, recuperou o status e vive um troca-troca de ministros. O primeiro titular da pasta foi Marcelo Calero, que deixou o cargo em novembro, alegando ter sido pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima a liberar um empreendimento imobiliário na Bahia.

Depois, o deputado Roberto Freire (PPS-PE) assumiu a pasta, mas se demitiu em maio atribuindo a decisão ao fato de Michel Temer não ter renunciado à Presidência, como foi sugerido pelo PPS, após vir a público o conteúdo da delação premiada do empresário Joesley Batista, dono da JBS. Em seu lugar assumiu, como interino, o secretário executivo da Cultura, João Batista de Andrade, que se demitiu em junho e desde então o cargo estava vago.

No início de junho, a assessoria de imprensa do deputado federal paraibano André Amaral (PMDB), de 26 anos, chegou a preparar às pressas um texto com seu currículo para entregar à imprensa – Amaral dava como líquida e certa sua nomeação para o cargo. Estudante de direito, Amaral chegou ao Congresso por uma série de acasos. Mal votado em seu estado (obteve pouco mais de 6 mil votos em 2014), ele era suplente em janeiro quando assumiu a vaga deixada por Manoel Júnior, que se elegeu vice-prefeito de João Pessoa.

O Ministério da Cultura era cobiçado por políticos, dentro das negociações em busca de votos no plenário da Câmara para engavetar a denúncia por corrupção passiva contra Temer. Em nota, a Presidência informa que Leitão tem reconhecida experiência na área cultural.

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo