Política
Sem citar Musk, Lula critica ’empresário que nunca produziu no País’ por ataques ao STF
Nos últimos dias, o bilionário, dono da rede social X, fez uma série de acusações ao ministro Alexandre de Moraes


Sem mencionar o bilionário Elon Musk, o presidente Lula (PT) condenou nesta quarta-feira 10 as críticas de “um empresário americano” a juízes brasileiros.
Nos últimos dias, Musk fez uma série de publicações em seu perfil no X (ex-Twitter) acusando o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “promover censura no Brasil”. Também insinuou que o magistrado teria ajudado Lula a ser eleito.
“O crescimento do extremismo de direita se dá ao luxo de permitir que um empresário americano que nunca produziu um pé de capim neste País ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro. Não é possível”, reagiu o presidente.
A declaração ocorreu durante o anúncio da entrega de 112 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida para quilombolas, indígenas e agricultores, por meio das novas versões do programa, a “Entidades” e a “Rural”.
Nas postagens, além de mencionar Lula e acusar Moraes, Musk ameaçou reativar perfis no X que foram bloqueados por decisões judiciais.
Após os ataques, Moraes incluiu o empresário no Inquérito das Milícias Digitais e a PF abriu uma investigação sobre a conduta de Musk.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF vai investigar se há apologia ao crime em falas de Elon Musk contra Moraes
Por CartaCapital
Moraes abre investigação contra Elon Musk por ‘instrumentalização criminosa’ do X; leia a decisão
Por CartaCapital
Jeff Bezos desbanca Elon Musk como o maior bilionário do mundo
Por AFP