Política

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso em operação da PF

Investigação apura desvio de 6 milhões de reais que seriam destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso em operação da PF
Secretário de Educação de Belford Roxo é preso em operação da PF
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira 9, o Secretário municipal de Educação de Belford Roxo no Rio de Janeiro, Denis de Souza Macedo, alvo de uma operação realizada em parceria com o Ministério Público Federal por supostos desvios de valores destinados à merenda escolar no município, na Baixada Fluminense. 

Segundo a investigação realizada pela força-tarefa, ao menos 6,1 milhões reais foram desviados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O esquema consistia em um conluio entre agentes públicos e empresas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes. 

Os pagamentos feitos para a aquisição de merendas eram superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a pagar empresas que foram contratadas para fornecer os alimentos aos estudantes. 

Além do desvio de recursos públicos, a PF também encontrou indícios do pagamento de vantagens indevidas aos servidores públicos pelas empresas fornecedoras de merenda. A investigação também apurar esquema de lavagem de dinheiro para dissimular o dinheiro ilícito.

Os agentes ainda cumprem outros 21 mandados de busca e apreensão. As medidas foram autorizadas pela 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Na casa de outro alvo das buscas, na Barra da Tijuca, policiais apreenderam cerca de 300 mil euros em espécie. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção, fraude a licitação e lavagem de dinheiro.

CartaCapital entrou em contato com a prefeitura de Belford Roxo e aguarda retorno. Caso haja resposta, este texto será atualizado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo