Política
Sebrae deve votar destituição de indicado por Bolsonaro ainda nesta semana
O movimento é capitaneado por aliados do presidente Lula, que tentam emplacar o ex-deputado Décio Lima no comando da instituição
O Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae deve se reunir ainda nesta semana para decidir sobre a destituição do ex-deputado federal Carlos Melles do comando da instituição. Ele é filiado ao PL de Minas Gerais e foi indicado para o cargo pelo então presidente Jair Bolsonaro.
A convocação da reunião, prevista para a próxima quinta-feira 30, foi enviada em ofício pelo presidente do colegiado, Carlos Zeferino. São necessários 11 dos 15 votos do conselho para aprovar a interrupção no mandato do bolsonarista. Melles foi reeleito para um mandato até 2026 em novembro passado.
“Convoco Vossa Senhoria para participar, no dia 30 de março de 2023, quinta-feira, da seguinte reunião do Conselho Deliberativo Nacional: das 14h00 às 14h30 – deliberação acerca do pedido de Destituição “ad nutum” do Diretor-Presidente, de acordo com o Art. 14, Inciso IV, do Estatuto Social do SEBRAE”, diz o documento.
O movimento de destituição é capitaneado por aliados do presidente Lula (PT), que tenta emplacar o ex-deputado federal Décio Lima (PT-SC) no comando da instituição. O governo havia tentado barrar a reeleição de Melles no início do mês, mas não obteve apoio para aprovar o processo.
O conselho é formado por integrantes do governo, de associações de micro e pequenas empresas e de grandes entidades empresariais, como Confederação Nacional da Agricultura e da Indústria.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Sem viagem à China, Lula tem semana decisiva para resolver impasse no Congresso e definir regra fiscal
Por CartaCapital
Lula apresenta evolução, mas não despachará do Planalto até quarta, diz Padilha
Por CartaCapital



