Política

‘Se Lula for, vou junto com ele’, diz Bolsonaro sobre participação em debates

O ex-capitão havia informado que não participaria dos debates no primeiro turno, por temer ser “alvo de pancada”

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira 4, que participaria dos debates eleitorais antes do primeiro turno caso o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, também concorde em participar. 

Questionado sobre a participação durante “motociata” em Foz do Iguaçu, no Paraná, o ex-capitão disse que vai analisar a possibilidade de comparecer, e confirma após aceno positivo de Lula. 

“Vou ver, essa questão é de estratégia. Não quero assumir um compromisso agora pra depois não cumprir na frente, declarou. 

“Nunca um presidente, pelo que tenho conhecimento, participou no primeiro turno de debate. Talvez eu compareça, vamos esperar”, concluiu. 

Após alguns momentos de pausa, o presidente reafirmou: “Eu fecho agora, se Lula for eu vou junto com ele”. 

O ex-capitão já havia informado que não participaria dos debates no primeiro turno, por temer ser “alvo de pancada” dos demais adversários. 

“No segundo turno eu vou participar. No primeiro turno, a gente pensa, porque se eu for, os dez candidatos vão querer dar pancada em mim e eu não vou ter tempo para responder. Eu acho que o debate deveria ser perguntas pré-acertadas antes para não baixar o nível”, disse Bolsonaro em entrevista no começo da semana. 

Já Lula, o líder das pesquisas, apesar de afirmar que participaria dos debates, negocia uma redução do número de encontros. Até agora dez debates foram marcados pelos principais veículos de comunicação do País. 

O ex-presidente também negocia a mudança do formato dos encontros, propondo três debates, em forma de pool, quando diferentes emissoras dividem o mesmo sinal de transmissão. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo