Política

“Se contrair o vírus não tem que entrar em pânico”, diz Bolsonaro

O Brasil tem 69.184 mortos e 1.755.779 milhão de casos confirmados. Nas últimas 24 horas, foram mais 1220 mortes e 42.619 novos casos

Créditos: Divulgação / Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a importância de estados e municípios retomarem as suas atividades normalmente em meio à pandemia do coronavírus. Em live realizada nesta quinta-feira 9, do Palácio do Alvorada, local onde o presidente se encontra isolado por estar contaminado com a covid-19, o presidente disse que quem tem que se proteger são os idosos e as pessoas que têm comorbidade.

“Se contrair o vírus não tem que entrar em pânico”, declarou, ao reforçar que espera a retomada por parte de estados e municípios e que as medidas restritivas ficaram a cargo exclusivo de governadores e prefeitos.

“O governo federal fez a sua parte. Eu não pude opinar sobre essas questões por determinação do STF. Mas a intenção das medidas eram para evitar que houvesse acúmulo de pessoas nas portas dos hospitais”, declarou, sinalizando que o cenário das redes hospitalares pelo País é positivo.

 

O presidente também justificou os vetos que fez ao projeto que previa proteção aos povos indígenas durante a pandemia do coronavírus: “Queriam EPIs pra quilombolas, indígenas, um monte de categoria. Não tem orçamento pra isso”, disse.

Ao sancionar o projeto, o presidente vetou os seguintes trechos:

  • obrigatoriedade do governo fornecer acesso à água potável aos povos indígenas, bem como distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias;
  • obrigatoriedade de executar ações para garantir às comunidades indígenas e quilombolas “a oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva”. e ainda que a União fosse obrigada a comprar “ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea”;
  • obrigatoriedade de liberação de verba emergencial para a saúde indígena pela União;
  • instalação de internet nas aldeias e distribuição de cestas básicas;
  • que o governo seja obrigado a facilitar aos indígenas e quilombolas o acesso ao auxílio emergencial

O texto publicado no Diário Oficial da União determina que os povos indígenas, as comunidades quilombolas e demais povos tradicionais sejam considerados “grupos em situação de extrema vulnerabilidade” e, por isso, de alto risco para emergências de saúde pública.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o país somava 10,3 mil casos confirmados de coronavírus entre indígenas e 408 mortes até o dia 2 de julho.

Segundo boletim divulgado nesta quinta-feira 9 pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tem 69.184 mortos e 1.755.779 milhão de casos confirmados. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas mais 1220 mortes e 42.619 novos casos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar