CartaExpressa
Se aprovado pelo Senado, Dino herdará 344 ações de Rosa Weber
Entre os processos está o pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua atuação na pandemia da Covid-19


Se Flávio Dino, indicado por Lula (PT) para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal, for aprovado no Senado, ele herdará 344 ações da ministra aposentada.
O dado consta do acervo da ministra no site do STF. Entre as mais importantes está a petição da CPI da Pandemia, que pediu a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua atuação na pandemia da Covid-19.
O futuro ministro do STF irá herdar ainda o Recurso Extraordinário em que o STF decidirá se é constitucional o indulto natalino.
Além disso, o sucessor da ministra Rosa Weber será relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental em que o PL pede que a punição para abortos provocados por terceiros seja equiparada à do crime de homicídio qualificado.
Por sua vez, o futuro ministro não votará no processo que trata da descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, da qual a ministra era relatora. Isso porque ela já votou na sessão virtual de julgamento, suspenso por pedido de destaque do ministro Barroso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que diz Flávio Dino sobre a possibilidade de ser ministro do STF
Por CartaCapital
Após a indicação de Dino ao STF, instituto lança o Observatório Raça e Justiça
Por Camila da Silva