Política

São Paulo: Tarcísio desiste de usar estudo que indica benefício no uso de câmeras em uniformes da PM

Levantamento da FGV mostrou que uso de câmeras resulta em menos mortes e melhor desempenho; SSP diz que o objetivo do estudo foi concluído

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), desistiu de utilizar uma estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que indica melhoria no desempenho dos policiais militares que utilizam câmeras nas fardas. As informações foram publicadas nesta terça-feira 27 pelo jornal Folha de S. Paulo.

O estudo foi utilizado como base para a política de uso de câmeras em policiais pelo governo Rodrigo Garcia (PSDB). Durante o período de transição, pesquisadores da instituição começaram a negociar com o novo governo paulista a continuação da análise. Entretanto, a ideia foi rejeitada.

A primeira edição do levantamento estudou como os batalhões da PM se comportavam com e sem câmera corporal, no período entre julho de 2021 e o mesmo mês do ano passado. No período, a pesquisa mostrou que as câmeras resultaram na redução de mortes, além de melhorarem os desempenhos dos policiais. 

Um dos exemplos foi o aumento de 24% nas apreensões de armas de fogo por policiais que usavam câmeras, na comparação com os que não usaram. Em termos de mortes em intervenções policiais, no período da pesquisa, a redução foi de 57%.

Embora o governo de SP tenha rejeitado a continuação do estudo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) fez um convênio com a FGV e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para analisar as possibilidades de uso de tecnologia de segurança, sem abordar a utilização de câmeras.

A Polícia Militar alegou que o estudo da FGV teve o seu objetivo concluído. A corporação informou, também, que não há previsão de continuidade.

Desde que assumiu o governo de SP, Tarcísio de Freitas vem reduzindo o orçamento que seria destinado para a implementação de câmeras em uniformes de agentes da PM do estado.

Nesta semana, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ricardo Anafe, derrubou uma liminar que obrigava agentes da Operação Escudo, realizada no litoral do estado, a usarem câmeras nos seus uniformes. A decisão atendeu a um pedido do governador Tarcísio de Freitas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo