Política

São Paulo aguarda confirmação de 12 mil testes de coronavírus

Segundo o governo, 500 pacientes graves aguardam pelo resultado. O estado tem 1451 casos confirmados e 98 óbitos

(Foto: Governo do Estado de São Paulo/SP)
Apoie Siga-nos no

O estado de São Paulo tem 12 mil testes de coronavírus aguardando resultados. São 50o testes de pacientes graves, internados, e o restante de pacientes com sintomas leves. Até o momento, o Estado tem 1451 casos confirmados, mas o número deve subir. Também há 98 vítimas fatais.

Hoje, o estado tem capacidade de mil testagens dia a partir da produção de exames via Instituto Adolfo Lutz. O governo anunciou, no entanto, que a capacidade deve ser aumentada para 8 mil testagens dia, a partir do alinhamento com as cinco unidades do Lutz, além do Instituto Butantan e hospitais universitários.

Durante coletiva de imprensa cedida nesta segunda-feira 30, o governador João Doria voltou a falar da importância das pessoas permanecerem em casa como estratégia para diminuir a proliferação da Covid-19, momento em que voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro.

“Não sigam as orientações do presidente da República. Ele não orienta corretamente a população e lamentavelment não lidera o Brasil no combate ao coronavírus  e na preservação da vida”, afirmou o governador, em clara menção às idas de Bolsonaro ao comércio de Brasília no domingo, 29. A diretora do centro de vigilância epidemiológica de São Paulo, Helena Sato, afirmou que já nota mais pessoas transitando nas ruas, o que não deve ser feito.

Ainda durante o encontro, Doria anunciou que o seu segundo teste para o coronavírus deu negativo. “Aqui trabalhamos com transparência”. Ele ainda afirmou que sua esposa, Bia Doria, também realizou o exame pela primeira vez e teve resultado negativo.

Como medida ao estado, Doria anunciou a ampliação de atendimento do programa Bom Prato, que tem 159 restaurantes dedicados a oferecer alimentação às populações de baixa renda. Além do almoço, o programa passará a ofertar café da manhã e jantar. A refeição matinal sairá ao custo de R$ 0,50 e as demais a R$ 1,00. A medida fica válida até o dia 30 de maio. As unidades não servirão as refeições no local, atendendo às recomendações sanitárias, mas disponibilizarão embalagens descartáveis para que o alimento seja levado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo