CartaExpressa
São Bernardo do Campo: Marcelo Lima tem vantagem sobre Alex Manente no 2º turno, diz pesquisa
Candidato do Podemos tem 49% das intenções de voto, contra 39% do adversário, do Cidadania
O candidato Marcelo Lima (Podemos) tem vantagem na disputa do segundo turno das eleições municipais de São Bernardo do Campo (SP), segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira 18.
Lima soma 49% das intenções de voto, enquanto o adversário, Alex Manente (Cidadania), tem 39%. O cenário é estimulado, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados aos participantes da pesquisa. Confira os números:
- Marcelo Lima (Podemos) – 49%
- Alex Manente (Cidadania) – 39%
- Nulo/Branco – 6%
- Não sabem/não responderam – 6%
Quando levados em conta os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e pessoas que não responderam, a pesquisa indica 56% para Lima e 44% para Manente.
O levantamento foi contratado pela Record. Foram ouvidas mil pessoas entre os dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O protocolo de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP – 08129/2024.
No primeiro turno, Lima teve 28,64% dos votos válidos, enquanto Manente somou 26,53%. Em eleição acirrada, Luiz Fernando, do PT, somou 23,09%; enquanto Flávia Morando (União Brasil) teve 21,38%.
A cidade na região metropolitana da capital paulista é o berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que inclusive tem domicílio eleitoral no município.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como está o segundo turno em São Bernardo, berço de Lula, sem a presença do PT
Por CartaCapital
Em São Bernardo do Campo, berço de Lula, polarização marca corrida ao segundo turno
Por Marina Verenicz


