Política
Sâmia propõe título de cidadão honorário ao deputado italiano que ajudou a localizar Zambelli
A deputada bolsonarista estava foragida em Roma e foi presa na última terça-feira 29
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) propôs à Câmara a concessão do título de cidadão honorário do Brasil ao deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter repassado à polícia da Itália informações sobre o paradeiro da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que estava foragida. A bolsonarista foi presa na terça-feira 29, em Roma.
“Além de informar a localização desta golpista às autoridades, desde o início ele afirmou ao seu país que era uma vergonha que ela ficasse foragida em território italiano, e que era preciso colaboração entre os órgãos dos dois países para que a justiça fosse feita”, escreveu a psolista em postagem nas redes sociais.
Para Sâmia, o título de cidadão honorário a Bonelli representaria “uma homenagem pelos serviços prestados e por ter honrado valores como justiça e democracia”.
O parlamentar italiano, filiado à Aliança entre os Verdes e a Esquerda, se empenhou na busca por informações sobre Zambelli e pressionou o governo da Itália, chefiado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, de extrema-direita, a agir diante da inclusão de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol.
Em junho, Bonelli protocolou uma interpelação formal aos ministros das Relações Exteriores, da Justiça e do Interior da Itália cobrando uma posição do governo local a respeito de Zambelli. No documento, pedia esclarecimentos sobre uma possível colaboração com o Brasil no caso, para garantir o cumprimento da Lei nº 144/1991 — que rege o tratado de extradição entre os dois países.
Dias após a condenação por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, Zambelli deixou o Brasil pela Argentina, passou pelos Estados Unidos e seguiu para a Itália. Chegou a dizer que seria “intocável” por ter cidadania italiana.
“Ela afirmou, com todas as letras: ‘sou cidadã italiana, portanto sou intocável’. Francamente, considero inadmissível que se utilize a cidadania italiana para se declarar ‘intocável’. Isso vale para qualquer cidadão italiano. Não apenas para ela, que cometeu esses crimes graves no país dela”, disse Bonelli em uma sessão do Parlamento italiano, perante o ministro do Interior, Matteo Piantedosi.
Esta não é a primeira homenagem proposta a Bonelli na Câmara dos Deputados do Brasil. A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) protocolou na última terça-feira um pedido de moção de louvor ao parlamentar italiano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Líder do PL vai a Roma para tentar livrar Zambelli de extradição
Por Wendal Carmo
Bolsonaro silencia sobre prisão de Zambelli
Por CartaCapital
Deputada propõe moção de louvor a deputado italiano que informou o paradeiro de Zambelli
Por CartaCapital



