Política
Salles cria Secretaria da Amazônia em meio às críticas pelas queimadas
Criação foi publicada no Diário Oficial da União


O Ministério do Meio Ambiente oficializou, nesta segunda-feira 21, a criação da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais como uma parte da reformulação interna da pasta, que tenta responder às críticas nacionais e internacionais relacionadas às queimadas recordes na Amazônia.
A nova secretaria é uma repaginação da Secretaria de Florestas e Desenvolvimento Sustentável e terá o mesmo titular na chefia – o administrador Joaquim Alvaro Pereira Leite.
Além dela, outras secretarias foram alteradas, como a Secretaria de Relações Internacionais, que agora é Secretaria de Clima e Relações Internacionais, e a Secretaria do Ecoturismo, que passa a ser Secretaria de Áreas Protegidas.
As mudanças foram publicadas pelo Ministério do Meio Ambiente no Diário Oficial de União do dia 12 de agosto, mas são oficializadas nesta segunda-feira com a nomeação dos titulares dos cargos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.