CartaExpressa

Rui Costa diz que ‘não foi feliz’ ao chamar Brasília de ilha da fantasia

Durante evento em Itaberaba no final de semana, o ministro da Casa Civil disse que preferia ter ficado na Bahia porque o DF é uma ‘bolha ilusória’

O ministro da Casa Civil, Rui Costa. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), pediu desculpas e disse não “ter sido feliz” pelas declarações em que se referiu a Brasília como “ilha de fantasia”. As declarações sobre a capital federal foram dadas durante evento político em Itaberaba, no interior da Bahia, no final de semana.

“Ao citar Brasília como centro do poder político, não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo”, escreveu o ministro no Twitter nesta quarta-feira 7.

Na mensagem, ele ainda explicou que fez um “desabafo” que nada tem a ver com os esforços diários de trabalhadores e trabalhadoras de Brasília.

“Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país”, acrescentou.

No evento, Rui afirmou que preferia “ter ficado no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas”  ou permanecer na Bahia. “Para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados ou no Senado, passasse numa favela, debaixo de um viaduto, com gente pedindo comida, gente desempregado”, declarou. “Porque ali as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia”.

A declaração repercutiu entre políticos e correligionários do ex-governador baiano.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), chamou o ministro de “idiota completo” depois da fala. A deputada federal pelo PT Erika Kokay destacou que a declaração de Rui é “típica de quem não conhece a cidade e o DF”. Por sua vez, deputados distritais chegaram a enviar ofício ao presidente Lula no qual pedem a demissão do baiano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo