Política

Rui Costa aciona o STF para comprar vacina Sputnik V sem o governo federal

‘Não podemos assistir passivamente a baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal’

O governador da Bahia, Rui Costa (PT). Foto: Paula Fróes/GOVBA
Apoie Siga-nos no

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se movimenta para adquirir a vacina Sputnik V, da Rússia, sem a intermediação do governo federal. Para isso, decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal.

“Determinei à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que possamos efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual já assinamos um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses”, anunciou o governador nas redes sociais.

“Não podemos assistir passivamente a baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir”, acrescentou Rui Costa.

Na última quarta-feira 13, o Fundo Russo de Investimentos Diretos informou que pedirá nos próximos dias à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o aval para uso emergencial da vacina Sputnik V, a primeira registrada contra a Covid-19.

Em nota, o fundo afirmou que a solicitação de registro se dá após a aprovação em países como Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. No comunicado, os russos destacam que a eficácia do imunizante é “superior a 90%, com proteção completa contra casos graves de Covid-19”.

O RDIF, na sigla em inglês, também divulgou que, em parceria com a União Química, fornecerá dez milhões de doses da vacina ao Brasil no primeiro trimestre de 2021, com início da distribuição ainda neste mês.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo