Política
Rosa e Moraes exaltam dia da democracia: ‘STF é o grande guardião’ , diz ministro
Presidentes do STF e do TSE ressaltaram importância de defesa da democracia e do respeito à Constituição
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quinta-feira que é preciso fazer uma defesa da democracia enquanto “valor inegociável” e disse que a democracia não se resume a escolhas periódicas de governantes, mas significa “diálogo, tolerância e respeito às minorias”.
— Não se resume ela, a democracia, reitero à exaustão, a escolhas periódicas, por voto direto, secreto e livre, de governantes. Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias, em especial as mais vulneráveis, cuja defesa está consolidada na jurisdição constitucional das liberdades, uma das funções mais relevantes e irrenunciáveis desta Corte Suprema — afirmou a ministra.
O pronunciamento de Rosa foi feito em razão do Dia da Democracia, celebrado em 15 de setembro. A fala da nova presidente do STF ocorreu antes do início da sessão de julgamentos.
— Que saibamos todos defender a democracia enquanto valor inegociável e aperfeiçoá-la continuadamente, fortalecendo nossas instituições e o estado democrático de direito — disse.
Após a declaração da presidente do STF, o ministro Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), falou sobre a importância do respeito às instituições.
— Democracia não se resume a escolha periódicas, significa respeito às instituições, aos direitos fundamentais, respeito à igualdade, respeito à separação de poderes. É muito importante lembrarmos hoje a luta brasileira de todos os dias para a consolidação da democracia, e o STF atua como grande guardião da nossa constituição democrática — apontou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



