Política

Rogério Marinho toma posse como ministro do Desenvolvimento Regional

Marinho toma lugar de Gustavo Canuto, que agora assume chefia do Dataprev para solucionar filas do INSS

Rogério Marinho atuou pela reforma da Previdência e foi relator da reforma trabalhista durante o governo de Michel Temer. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro empossou, nesta terça-feira 11, Rogério Marinho no cargo de ministro do Desenvolvimento Regional, no lugar de Gustavo Canuto, que agora vai comandar a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Antes de virar ministro, Marinho era secretário especial da Previdência e foi um dos principais atores para o andamento da reforma do sistema previdenciário, aprovada no Congresso Nacional em 2019.

Canuto deu lugar a Marinho para cumprir a missão de reduzir as filas de pedidos de benefício no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) à frente do Dataprev, empresa estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias.

Em solenidade no Palácio do Planalto, estavam presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e demais autoridades.

Na ocasião, Canuto agradeceu a Bolsonaro pela oportunidade de ter comandado a pasta do Desenvolvimento por cerca de 400 dias.

“[Foi uma] Oportunidade de ter conhecido um Brasil com tamanha diversidade cultural e riqueza, mas com uma imensa e profunda desigualdade regional. De ter contribuído, mesmo que de forma singela e temporária, para a melhoria de vida de milhões de cidadãos”, discursou.

Já Marinho defendeu unidade entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e afirmou que é necessário que o Estado ofereça melhor tratamento aos setores produtivos do país para avançar no que chamou de “desburocratização e na simplificação”.

“Essa é a missão que nos foi dada pelo presidente Bolsonaro, de tratarmos a indústria brasileira, a economia, de tal forma que [deixemos] essa tradição de encarar quem empreende no Brasil como um predador, mas tratarmos o empreendedor como parceiros que geram emprego, renda e oportunidade, e serão também parceiros do nosso trabalho junto ao ministério”, disse Marinho.

Ao fim da cerimônia, Bolsonaro disse que Canuto “exerceu um excelente trabalho” ao longo da sua gestão no Desenvolvimento Regional, como um “verdadeiro estadista”. O presidente também elogiou a atuação de Marinho como parlamentar durante o governo de Michel Temer (MDB), quando foi relator da reforma trabalhista enquanto deputado federal pelo PSDB.

Bolsonaro também acenou para Toffoli, Maia e Alcolumbre, afirmando que a convivência entre os poderes “será muito melhor” neste ano.

“Nós quatro não podemos tudo, mas quase tudo passa pelas nossas mãos. Nossa união, nosso entendimento cada vez melhor para o Brasil, fará com que todos sintam a diferença”, disse o presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo