Política

Rodrigo Pacheco oficializa filiação ao PSB, mas evita cravar candidatura

O evento contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do prefeito de Recife (PE), João Campos

Rodrigo Pacheco oficializa filiação ao PSB, mas evita cravar candidatura
Rodrigo Pacheco oficializa filiação ao PSB, mas evita cravar candidatura
O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, oficializou nesta quarta-feira 1º a sua filiação ao PSB. A expectativa em seu novo partido é que o senador lance sua candidatura ao governo de Minas Gerais, em uma aliança com o presidente Lula (PT).

O evento, realizado em Brasília, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do prefeito de Recife (PE) e presidente nacional do partido, João Campos.

“Com 9 anos de atraso eu estou aqui, para poder me filiar ao PSB com muita alegria e o coração cheio de esperança”, afirmou Pacheco em seu discurso. O senador, entretanto, não confirmou se vai disputar pelo governo estadual, afirmando que sua filiação “não é um ato de definição eleitoral”.

O senador é visto como uma figura competitiva por seu perfil moderado e pela boa relação com prefeitos de diferentes partidos, inclusive de direita. Do ponto de vista do Palácio do Planalto, Minas Gerais é um estado estratégico para a eleição presidencial, motivo pelo qual Lula e a cúpula do PT no estado insistem em Pacheco.

Pacheco ingressou na política em 2014, quando disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo então PMDB. Migrou para o DEM em 2018, mas desde 2021 integrava as fileiras do PSD. Sua candidatura pelo atual partido não avançou, porém, porque Gilberto Kassab escalou o vice-governador Mateus Simões para concorrer à sucessão de Romeu Zema (Novo).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo