Política

Rodrigo Maia quer reforma administrativa para novos servidores públicos

Presidente da Câmara disse que não há interesse de criar ‘novos direitos’ a funcionários públicos em uma eventual reforma

(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que espera aprovar uma reforma administrativa ainda no primeiro semestre deste ano.

A fala, feita para empresários da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) nesta segunda-feira 10, vem após a fala polêmica de Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre os servidores públicos, vistos como “parasitas” para ele.

Na palestra, Maia comentou sobre a fala de Guedes. “Todos devem ser tratados com muito respeito. Eu acho que o enfrentamento feito com termos pejorativos, que gera muito conflito, nos atrapalha no nosso debate, de mostrar a alguns setores que a sociedade não aceita mais concentrar riqueza para muito poucos”, declarou.

Em uma possível reforma administrativa, a equipe econômica do governo e do Congresso, que seguem com pautas alinhadas, possuem a expectativa de conseguirem alterar regras de estabilidade e promoção no funcionalismo público para quem ingressar na função depois da reforma. Para Maia, não se pode “inventar novos direitos” para os servidores.

“Você muda o conceito de estabilidade, de promoção. Promoção no serviço público não faz muito sentido. Promoção por mérito, por produtividade. Claro, você vai ter dois sistemas funcionando um contra o outro, mas com os anos o antigo vai acabar. Mas nós temos que respeitar, querendo ou não, gostando ou não, os direitos que foram adquiridos. Mas não inventar novos direitos adquiridos”, disse.

No fim de 2019, Paulo Guedes apresentou um pacote econômico ao Congresso com três propostas de reforma – entre elas, uma administrativa. No entanto, Maia não comentou sobre discussões dos parlamentares com o Poder Executivo neste momento.

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo