Cultura

Rodrigo França: ‘É vergonhoso ter pessoas que contribuíram para a cultura desse país passando fome’

Diretor, roteirista, escritor e ator, França está à frente do espetáculo ‘Jorge para sempre Verão’, que conta a história do ator Jorge Lafond. Assista à entrevista no Instagram

Rodrigo França, diretor do espetáculo 'Jorge para sempre Verão', que homenageia o ator Jorge Lafond. Foto: Gabriella Maria
Apoie Siga-nos no

“Eu fico constrangido de ter que fazer PIX, de ter que me organizar com cestas básicas, para artistas que sempre tiveram a sua dignidade preservada e hoje não têm. Para mim, é um cenário de guerra. É vergonhoso ter pessoas que contribuíram muito para a cultura desse país passando fome.”

É assim que o diretor de teatro Rodrigo França define o atual momento para os profissionais da cultura, marcado pelos ataques e o desprezo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista a CartaCapital, transmitida via Instagram na quarta-feira 13, França disse ver um “pedido de socorro” por parte de profissionais de cultura locais, uma das categorias do ramo mais prejudicadas pela crise econômica e pela falta de atenção do governo federal.

França criticou, por exemplo, o que chamou de “política desastrosa” do governo em relação à aplicação de leis de incentivo e de editais que financiem projetos culturais. Nesse panorama, muitos profissionais dependeram de trabalhos solidários e doações para sobreviver, ressalta ele.

“Houve um movimento importante de artistas que puderam ajudar outros artistas. Junto com o meu grupo, consegui quase 50 toneladas de comida. Isso é vergonhoso, quando você tem um governo que marginaliza, criminaliza artistas“, afirmou.

Diretor de teatro e cinema, roteirista, escritor e ator, França, aos 44 anos, está à frente do espetáculo Jorge para sempre Verão, que conta a história do ator Jorge Lafond, intérprete da icônica personagem televisiva Vera Verão.

A peça, que está em cartaz no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, tem como um dos temas a relação do ator e da personagem com o debate público sobre sexualidade.

França relembrou como Vera Verão era um “xingamento”, sobretudo contra homossexuais negros, e disse verificar atualmente uma ressignificação da personagem por pessoas mais jovens e conscientes da causa LGBT+.

“É um manifesto. Ao mesmo tempo em que é um espetáculo de denúncia, também é um espetáculo de cura”, contou França sobre Lafond, que faleceu aos 50 anos em 2003. “A sua forma de existir já era muita militância, muita coragem.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.