Política
Rio de Janeiro: Paes lidera com folga e pode vencer no 1º turno, mostra Real Time Big Data
O candidato do PSD tem mais de 20 pontos de vantagem sobre a soma de seus adversários


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem uma grande vantagem sobre seus adversários e pode ser reeleito em primeiro turno. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta terça-feira 24 pelo instituto Real Time Big Data.
Segundo o levantamento, Paes tem 57% das intenções de voto no cenário estimulado (no qual são apresentados os nomes dos candidatos), uma oscilação negativa de dois pontos frente à rodada anterior, de 11 de setembro. O segundo colocado é o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), que somou 22% – acima dos 16% da pesquisa anterior.
Mesmo com o avanço de Ramagem, Paes tem 25 pontos percentuais de vantagem sobre a soma dos demais candidatos, o que garantiria a vitória em primeiro turno.
Confira os números da nova pesquisa Real Time Big Data para a prefeitura do Rio de Janeiro e a comparação com o levantamento anterior:
- Eduardo Paes (PSD) – 57% (tinha 59% em 11 de setembro)
- Alexandre Ramagem (PL) – 22% (tinha 16%)
- Tarcísio Motta (PSOL) – 6% (tinha 8%)
- Carol Sponza (Novo) – 2% (tinha 2%)
- Rodrigo Amorim (União) – 1% (tinha 1%)
- Marcelo Queiroz (PP) – 1% (tinha 1%)
- Cyro Garcia (PSTU) – 0% (tinha 1%)
- Henrique Simonard (PCO) – 0% (tinha 0%)
- Juliete Pantoja (UP) – 0% – (tinha 0%)
- Branco / Nulo – 7% (eram 8%)
- Não sabe / não respondeu – 4% (eram 4%)
O instituto também fez uma pesquisa espontânea, ou seja, sem apresentar os nomes dos concorrentes. Paes, mais uma vez, tem liderança confortável. Confira os números:
- Eduardo Paes (PSD) – 36%
- Alexandre Ramagem (PL) – 12%
- Tarcísio Motta (PSOL) – 5%
-
Rodrigo Amorim (União)– 1%
- Carol Sponza (Novo) – 1%
- Outros – 2%
- Branco / Nulo – 8%
- Não sabe / não respondeu – 35%
Segundo turno
O Real Time Big Data projetou apenas um cenário de segundo turno, com Paes e Ramagem. O prefeito venceria com mais que o dobro de pontos do adversário, segundo a pesquisa.
Eduardo Paes (PSD) – 60%
Alexandre Ramagem (PL) – 28%
Branco / Nulo – 7%
Não sabe / não respondeu – 5%
A pesquisa foi contratada pela TV Record. Foram ouvidos 1.000 eleitores na capital fluminense, com uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-08415/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

AtlasIntel: Eduardo Paes amplia a vantagem contra adversários na disputa pela prefeitura do Rio
Por CartaCapital
Justiça Eleitoral suspende propaganda de Ramagem que liga Paes a Cabral
Por CartaCapital