Política

Requião não deve participar do governo Lula e vê sugestão de cargo em Itaipu como ‘humilhação’

O ex-senador se filiou ao PT em 2022 para disputar o Governo do Paraná, mas foi derrotado por Ratinho Junior

O ex-senador Roberto Requião. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O ex-senador Roberto Requião (PT-PR) não deve assumir qualquer cargo no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele rechaçou, reservadamente, a possibilidade de ocupar um posto de conselheiro da Itaipu Binacional, solução aventada por interlocutores da nova gestão.

A Itaipu é uma entidade binacional regida por um tratado assinado em 1973 pelo Brasil e pelo Paraguai. A companhia diz ter como objetivo gerar energia elétrica “de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável”.

Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria-Executiva, por meio de uma indicação da Eletrobras e uma da Administración Nacional de Electricidad.

A empresa possui um Conselho de Administração formado por 12 membros (seis brasileiros e seis paraguaios) e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores (um de cada país).

Atualmente, o diretor-geral brasileiro é Anatalicio Risden Júnior. Ele divide as atribuições do cargo com o paraguaio Manuel María Cáceres Cardozo.

Roberto Requião disse a interlocutores que sequer cogitou assumir uma cadeira no Conselho da Itaipu e que sua nomeação para o colegiado representaria uma “humilhação”. Apontá-lo como presidente da companhia não foi considerado pelo governo Lula.

O ex-senador se filiou ao PT em março de 2022, após 40 anos no MDB, para se lançar candidato a governador do Paraná. Ratinho Junior (PSD), no entanto, conquistou a reeleição ainda no primeiro turno, com 69,6% dos votos, ante 26,2% de Requião.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo