Política

Em vídeo: Ciro, Haddad e Boulos sobem ao palanque em SP contra Bolsonaro

Políticos divergentes somaram esforços pelo impeachment contra o presidente da República em ato de 2 de outubro; confira entrevistas

Ciro Gomes no ato contra Bolsonaro em São Paulo. Foto: Victor Ohana
Apoie Siga-nos no

Reportagem em vídeo de CartaCapital mostra entrevistas com lideranças que subiram ao palanque em São Paulo para protestar pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, em 2 de outubro. Segundo organizadores, pelo menos 100 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Paulista.

Ciro Gomes (PDT) fez a sua 1a. aparição em um ato organizado pela Campanha Fora Bolsonaro. Antes, ele havia comparecido na manifestação de 12 de setembro convocada pelo Movimento Brasil Livre, o MBL.

Em entrevista a CartaCapital, Ciro Gomes disse considerar a possibilidade de que o governo Bolsonaro invista em um golpe às instituições democráticas.

“Bolsonaro é uma serpente venenosa que está, simplesmente, na tocaia, esperando uma oportunidade de dar o bote contra a democracia brasileira”, declarou, à reportagem.

Gleisi Hoffmann (PT), presidenta do partido do maior adversário progressista de Ciro Gomes – Lula – , exaltou a unidade das forças políticas do campo democrático.

“Aqui tem uma diversidade de forças políticas, temos divergências entre nós. Mas todos têm um objetivo: tirar o Bolsonaro”, disse.

Fernando Haddad (PT), que se encaminha para a disputa pelo governo de São Paulo, defendeu a derrubada imediata do presidente e afirmou que não é possível aguardar até a eleição de 2022: “É uma pessoa que está matando os brasileiros”.

Guilherme Boulos (PSOL), que deve competir com Haddad na eleição paulista para governador, elogiou a acumulação de forças na manifestação.

“Para ter o impeachment do Bolsonar, nós precisamos de voto no Congresso”, afirmou.

Em vídeo, figuras como a senadora Simone Tebet (MDB-MS)e o presidente do PSL paulista, Júnior Bozzella, manifestaram apoio ao ato.

Em todo o Brasil, a Campanha Fora Bolsonaro registrou pelo menos 200 cidades com mobilizações. Um novo protesto está sendo articulado para 15 de novembro.

Confira a reportagem na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo