Política

Renan Calheiros vira réu na Lava Jato após decisão da 2ª Turma do STF

Senador é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal

O senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira 3, tornar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) réu por suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os ministros do STF aceitaram parte da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O Ministério Público Federal (MPF) acusa o parlamentar de ter recebido 150 mil reais em setembro de 2010, por meio de doação da empresa NM Serviços para o diretório estadual do partido em Tocantins.

A Turma julgou o caso a partir de depoimentos do ex-presidente da Transpetro, empresa da Petrobras na época. O placar foi de 3 votos a 2. Votaram a favor da instauração do processo os ministros Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pelo arquivamento da denúncia.

Os magistrados rejeitaram, por unanimidade, as acusações relativas ao recebimento de vantagens indevidas relacionadas a repasses ao diretório do MDB na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, e ao Comitê Financeiro do PSDB em Alagoas.

Segundo o advogado de Calheiros, Luís Henrique Machado, não há provas contra o senador.

“A própria Polícia Federal, de forma expressa, disse que as provas não comunicam entre si e que elas são desencontradas”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo