Política

Renan Calheiros espera que depoimento de Teich vá ‘além da expectativa’

Relator da CPI da Covid elogiou a presença de Mandetta na Comissão: ‘Foi recheado de informações’

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) classificou o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à comissão como “produtivo e além da expectativa”.

“Foi recheado de informações. Presença de Mandetta vai ajudar muito para que possamos aprofundar toda a investigação”, disse Renan em coletiva à imprensa após o encerramento da sessão.

Ao lado de Mandetta, o relator afirmou ainda acreditar que o depoimento de Nelson Teich, segundo titular da Saúde no governo Bolsonaro, também será “além da expectativa”.

 

A oitiva de Teich foi remarcada para esta quarta-feira 5 após a mudança de data do depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Ao comentar a alteração, Renan ironizou a postura do mais longevo ministro da Saúde durante a pandemia.

“Isso caracteriza perda e ganho. Perda porque só vamos o ouvir no dia 19, e ganho porque parece que está havendo conversão, ele quer depor remotamente porque é contra aglomeração”, disse o senador do MDB.

Pazuello pediu que o dia do seu depoimento fosse alterado após ter tido contato com dois servidores que testaram positivo para a Covid-19. A outra alternativa era falar à comissão remotamente.  Os senadores optaram por remarcar sua presença para o dia 19 de maio.

Dolo

Durante a coletiva de imprensa após o depoimento, Mandetta foi perguntado sobre se enxergava dolo por parte do governo quando não adquiriu vacinas contra a Covid-19, apostando na teoria da imunidade de rebanho como forma de combate à doença.

Atribuindo à CPI da Covid o papel de responder essa questão, Mandetta apenas disse que houve orientação conflitante entre o Planalto e as orientações técnicas do Ministério da Saúde.

“Mas se isso tinha razão de ser, se era achismo, se tinha algo além disso, cabe a comissão (dizer)”, respondeu Mandetta.

“Eu orientando de uma maneira, e presidente fazendo de uma maneira diferente”, afirmou, reforçando o que disse durante o depoimento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar