Política

Relatório da PEC da Transição é apresentado com alterações na proposta original

O texto estabelece um prazo de exceção do Bolsa Família ao teto de gastos de dois anos e cria uma permissão de gastos de R$ 198 bilhões fora da âncora fiscal

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG). Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O relator da PEC da Transição no Senado, Alexandre Silveira (PSD-MG), apresentou seu parecer do texto à Comissão de Constituição e Justiça com alterações na proposta original.  O relatório eleva o teto de gastos em 175 bilhões de reais por dois anos e, com isso, não tira o Bolsa Família da âncora fiscal.

“Optei por tirar o programa social do teto, mas criar um valor pré-fixado para esse programa”, afirmou Silveira nesta terça-feira 6. “O grande temor do mercado era não ter esse valor pré-fixado. Eu fiz um misto de aprovar a tese de retirar do teto de gastos, mas ao mesmo tempo pré-fixar o valor para dar previsibilidade”.

O texto, ao todo, abre espaço para gastos de 198 bilhões de reais. Ao novo Bolsa Família serão destinados 175 bilhões  e o restante, quase 23 bilhões, refere-se à autorização para ampliar investimentos.

No relatório, o senador também estabeleceu um prazo para que o novo governo apresente uma proposta para substituir o teto de gastos.

A previsão é que, após passar pela CCJ, o texto vá ao plenário da Casa na quarta-feira 7.

Leia a íntegra do parecer:

relatorio-pec-fura-teto-6-dez-2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo