Política
Relator pede vista e adia julgamento de Cláudio Castro no TRE-RJ
O Ministério Público Eleitoral pede a cassação da chapa eleita em 2022 por supostos gastos ilícitos na campanha
O desembargador Rafael Estrela, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), pediu vista na tarde desta quinta-feira 30 e adiou o julgamento que pode resultar na cassação do governador Cláudio Castro (PL). A análise do caso deve ser retomada na próxima terça-feira 4.
O Ministério Público Eleitoral pede a cassação do governador e do seu vice, Thiago Pampolha (PP), por supostos gastos ilícitos nas eleições de 2022. O MP acusa a chapa vencedora de não comprovar a destinação de cerca de 10 milhões de reais recebidos de fundos públicos e gastos na campanha à reeleição no governo fluminense.
No julgamento desta quinta, o órgão chegou a ler o relatório da ação, afirmando que os então candidatos “se beneficiaram dos gastos ilícitos de recursos públicos em prol de suas campanhas afim de lograrem êxito na reeleição ao governo do Estado nas eleições e 2022″.
As contas da campanha de Castro foram aprovadas com ressalvas pelo TRE-RJ em novembro de 2022. À época, a Corte determinou a devolução de 223,9 mil reais aos cofres públicos, por entender que houve inconsistências na declaração de serviços advocatícios e de gastos com material impresso pela campanha.
Por meio de nota, Castro disse já ter prestado “todos os esclarecimentos” e afirmou que “toda prova apresentada demonstrou que não houve qualquer ilegalidade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça Eleitoral julga novo processo que pode cassar Cláudio Castro nesta quinta-feira
Por Wendal Carmo
Cláudio Castro diz que vai ao STF contra decreto de Lula com regras sobre uso da força policial
Por CartaCapital



