CartaExpressa
Regina Duarte incentiva marcação de comércios petistas, tática usada no nazismo
A atriz, secretária da Cultura durante governo Bolsonaro, pediu para identificaram estabelecimentos com a estrela vermelha


A ex-secretária da Cultura da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte, divulgou uma publicação em suas redes sociais pedindo para que eleitores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) identifiquem seus estabelecimentos comerciais com a estrela vermelha, símbolo do Partido dos Trabalhadores.
A publicação da atriz foi criticada por usuários e colegas de profissão. Diversos comentários apontaram as semelhantes entre o pedido de Regina e a ética nazista de boicota a judeus durante o regime nazista na Alemanha.
“Nazista”, comentou a atriz Alessandra Maestrini.
“O que é isso, Regina Duarte? Ideia no estilo nazista? Você apoia a separação de pessoas por ideologia política?”, perguntou um perfil. “Que atitude nazista”, publicou outro usuário.
Em 1933, o regime de Adolf Hitler determinou que arianos, a raça considerada pura pelo nazista, não deveriam comprar em estabelecimentos de propriedade de judeus.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaristas invadem e picham símbolos nazistas em centro de formação do MST em Pernambuco
Por Wendal Carmo
Uso de símbolo nazista por ‘manifestantes’ é chocante e criminoso, diz embaixador alemão no Brasil
Por CartaCapital