Política

Reforma tributária ‘não é o sistema perfeito, mas possível’, afirma Lira

PEC foi aprovada em dois turnos e agora segue para a promulgação, que pode ocorrer ainda neste ano

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação da reforma tributária. A PEC essencial para o governo Lula foi aprovada na noite desta sexta-feira 15.

Lira exaltou a aprovação de um ‘sistema tributário moderno’, mas classificou que o texto aprovado não é perfeito, e sim possível. “Depois de mais de 40 anos, o país a terá um sistema tributário moderno, enxuto e eficiente que mudará a economia do país. Não é o sistema perfeito, mas aquele possível de ser aprovado”, destacou na rede X, o antigo Twitter.

A aprovação do texto também foi motivo de comemoração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Para ele, a reforma é uma das “mais importantes” na história e simboliza o amadurecimento do país.

Segundo Haddad, a expectativa é que o texto-base aprovado na Câmara seja promulgado ainda este ano. O sistema tributário, entretanto, só começará a ser implementado em 2026 e será concluída no início de 2033.

Por se tratar de uma PEC, a reforma atuará como uma emenda na Constituição. A principal mudança será a adoção de um novo sistema de cobrança de impostos, aglutinados aos preços de produtos e serviços consumidos pela população.

A reforma cria o Imposto sobre Valor Agregado, o IVA, que, na prática, unirá cinco impostos. Entenda o que muda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo