Política

Rede cobra a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro após defesa do AI-5

O partido defende que o 03 desrespeita a Constituição ao incitar a realização de um instrumento que fere as instituições democráticas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Rede Sustentabilidade entrou com uma representação na Câmara nesta segunda-feira 4 pedindo a perda do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) após ele incitar a criação de um novo AI-5 no Brasil.

Na semana passada, o 03, filho do presidente Jair Bolsonaro, disse em entrevista à jornalista Leda Nagle no YouTube
que a resposta para uma suposta radicalização da esquerda no Brasil é a possibilidade de um “novo AI-5”.

Um dos argumentos utilizados pelo partido no documento, batizado “Desprezo pela vontade do povo”, é que a incitação feita pelo deputado fere o artigo 5 da Constituição Brasileira, que dispõe sobre os deveres fundamentais de um deputado, como a defesa da soberania nacional, o respeito à Constituição, a valorização das instituições democráticas e o respeito à vontade popular.

O pedido foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara, que deve encaminhar o documento para apreciação pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O AI-5, ou Ato Institucional Nº5,  foi um instrumento utilizado na Ditadura Militar Brasileira para fechar o Congresso Nacional, cassar o mandato de parlamentares e suspender a garantia dos direitos individuais. Ele foi aplicado em 1968 e a partir de então, o regime militar brasileiro viveu seu período mais autoritário.

Assim, o partido defende que o discurso de Eduardo, “é uma apologia a tudo que este instrumento previu, servindo de incentivo a outras pessoas agirem nesse mesmo sentido, sobretudo pelo discurso ser amplamente divulgado”. A Rede também considera problemático que esta defesa tenha sido feita pelo filho de um presidente da República.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo