Política
Rede aciona MPE contra encontro de Bolsonaro com sertanejos no Alvorada
A sigla apontou irregularidade no uso da residência oficial da Presidência para evento de campanha eleitoral


O partido Rede Sustentabilidade apresentou uma representação no Ministério Público Eleitoral para apurar suposta irregularidade no uso da residência oficial da Presidência da República por Jair Bolsonaro (PL) para evento de campanha. Na segunda-feira 17, o ex-capitão recebeu cantores sertanejos que declararam apoio a ele no Palácio da Alvorada.
No documento, o partido aponta que o candidato à reeleição “promoveu um evento público de apoio político-eleitoral, envolvendo artistas de envergadura nacional, nas dependências do Palácio da Alvorada”. A Lei Eleitoral proíbe o uso das instalações públicas em benefício dos candidatos.
Em outro momento, o Tribunal Superior Eleitoral proibiu que Bolsonaro usasse as estruturas oficiais da Presidência para suas lives semanais, em que declaradamente pede votos aos eleitores.
Para o partido, houve “a escancarada transgressão da norma foi evidente e manifesta no encontro de Bolsonaro com os sertanejos”.
No encontro de segunda, estavam presentes os cantores Leonardo, Gusttavo Lima, Chitãozinho, Sula Miranda, Fernando Zor, Zezé de Camargo, Cuiabano Lima, Marrone e Pedro Manso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Filho de Leonardo diz que o apoio do pai a Bolsonaro o enoja: ‘Joga no time errado e está cego’
Por CartaCapital
TSE confirma decisão que proíbe Bolsonaro de usar Planalto e Alvorada para lives eleitorais
Por CartaCapital