Política
Receita veta a saída de ex-secretário que atuou no caso das joias de Bolsonaro
Julio Cesar Vieira Gomes assinou um ofício a autorizar os auditores a liberar os itens de luxo
A Receita Federal tornou sem efeito uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira 10 que autorizava a exoneração de Julio Cesar Vieira Gomes do cargo de auditor-fiscal. A nova decisão foi assinada por Robinson Sakiyama Barreirinhas, atual secretário-especial do órgão.
O motivo para barrar a demissão, segundo o chefe da Receita, é uma investigação preliminar em curso na Corregedoria do órgão.
Vieira Gomes assinou o ofício que autorizava auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a liberar o pacote de joias enviado pelo governo saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os itens luxuosos foram retidos na alfândega em outubro de 2021.
As joias estavam escondidas em uma mochila do assessor do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. O conjunto, a contar com colar, anel, relógio e brincos de diamantes, teria sido um presente à então primeira-dama Michelle Bolsonaro e foi retido pelo Fisco por não terem sido declarados.
Após a tentativa de liberar as joias, Vieira Gomes foi nomeado para o cargo de adido tributário em Paris, cargo posteriormente extinto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Desde então, ele convive com apurações sobre o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A avaliação do trabalho de Haddad em 100 dias de gestão, segundo pesquisa
Por CartaCapital
MST e movimentos sociais anunciam ocupação na sede do Incra em Alagoas
Por Wendal Carmo


