CartaExpressa

Receita oficializa exoneração de ex-secretário acusado de atuar no caso das joias sauditas

Julio Cesar Vieira Gomes assinou um ofício a autorizar os auditores a liberar os itens de luxo retidos pelo Fisco no aeroporto de Guarulhos, em 2021

Julio Cesar Vieira Gomes — Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Receita Federal exonerou Julio Cesar Vieira Gomes, auditor de carreira e ex-secretário especial do Fisco durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). A demissão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira 14.

Vieira Gomes foi o responsável por assinar um ofício que autorizava auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a liberar o pacote de joias enviado pelo governo saudita a Bolsonaro. Os itens luxuosos foram retidos na alfândega em outubro de 2021.

As joias estavam escondidas em uma mochila do assessor do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. O conjunto, a contar com colar, anel, relógio e brincos de diamantes, teria sido um presente à então primeira-dama Michelle Bolsonaro e foi retido pela Receita por não terem sido declarados.

O auditor pediu exoneração do órgão no início do ano, mas teve a saída barrada pela Receita em Brasília. De acordo com o órgão, a decisão se baseava na existência de uma investigação preliminar sobre o caso das joias da qual ele era alvo na corregedoria do Fisco.

Vieira Gomes recorreu à Justiça Federal do Distrito Federal e conseguiu uma liminar que o permitiu ser exonerado. Com isso, o servidor – que estava lotado na Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 7ª Região – teve a saída do órgão publicada no DOU com efeitos retroativos a 25 de maio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo