Política

Reale Jr. e cúpula da CPI protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

O novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro é o de número 143, segundo a Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. e a cúpula da CPI da Covid protocolaram nesta quarta-feira 8 um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. 

No pedido, os postulantes citam ação e omissão dolosas do mandatário. “O senhor Jair Messias Bolsonaro, na condição de mandatário maior do País, deu causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros a morte e à perigo de morte em vista de terem contraído o vírus Covid-19 sendo, indubitavelmente, sua a responsabilidade pela imensa dimensão que tomou a pandemia, que não teria sido dessa grandeza não fosse a arquitetada política e o comportamento adotados pelo Presidente da República conforme os atos por ele praticados e a conduta tomada por seu governo, sob sua coordenação”, afirmam, para então descrever os crimes que recaem sobre o presidente, no entendimento do grupo.

O pedido de impeachment de Bolsonaro cita crime de responsabilidade; projeto de imunização de rebanho; atos contrários à precaução; estímulo do governo a medicamentos sem eficácia comprovada, como a hidroxicloroquina; o drama de Manaus, que chegou a ter uma crise de oxigênio em meio à escalada dos casos de Covid-19;  a desassistência aos povos indígenas; e o capítulo das vacinas, ressaltando a falta de credibilidade com que, muitas vezes, o governo tratou o assunto, inclusive atrasando a compra de imunizantes.

“Não há como afastar a responsabilidade do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, no que diz respeito às ações e omissões relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com efeito, o conjunto probatório revelou que o Chefe do Executivo Federal teve inúmeras condutas que incrementaram as consequências nefastas da Covid-19 em nossa população”, grafam os postulantes na conclusão do pedido.

O novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro é o de número 143, segundo a Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados. Para que sejam encaminhados na Casa, precisam da decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sabidamente aliado do ex-capitão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo