Política

Real Time: Zema lidera em MG, mas Kalil aparece à frente quando apoiado por Lula

Levantamento aponta cenários diferentes no estado quando se leva em conta o apoio dos presidenciáveis

Fotos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira 16 mostra que o governador Romeu Zema (Novo) lidera a corrida eleitoral em Minas Gerais com 45% das intenções de voto. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem 36%.

Na sequência, aparecem Carlos Viana (PL), com 9%, Marcus Pestana (PSDB), com 2%, e Lorene Figueiredo (PSOL), com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1200 pessoas entre os dias 14 e 15 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela RecordTV, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-03878/2022.

O que chama atenção no levantamento é o cenário induzido, quando os candidatos ao governo do estado são apresentados com o apoio dos presidenciáveis.

Quando aparece ao lado do ex-presidente Lula (PT), Kalil chega a 42% das intenções de voto e ultrapassa Zema que, com o apoio de Felipe D’Avila (Novo), fica com 35%. Já Viana, quando apresentando como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), sobe para 18%.

No segundo turno, de acordo com a pesquisa, Zema venceria Kalil por 49% a 42%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo