Política

Randolfe: Aras será convocado se protelar análise do relatório da CPI da Covid

Para o MPF, a apuração do documento ‘seguirá regras e prazos legais’; a comissão cobra providências até o fim deste mês

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A cúpula da CPI da Covid reforçou, nesta quarta-feira 10, que não aceitará “protelação” do procurador-geral da República, Augusto Aras, em relação ao relatório aprovado pelo colegiado. Aras poderia até ser convocado a prestar explicações aos senadores.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), estão em São Paulo para reuniões com o procurador-geral de Justiça, Mário Sarrubbo e os membros da força-tarefa do Ministério Público paulista que investiga a Prevent Senior.

“Não aceitaremos protelação do caso. No dia 27 de novembro, corridos 30 dias, se não tiver providência efetiva, o senhor PGR será convocado”, declarou Randolfe a jornalistas.

Também nesta quarta, o MPF divulgou uma nota em que afirma que a análise do relatório da CPI da Covid “seguirá regras e prazos legais”.

O órgão diz ter recebido apenas na terça-feira 9 “os documentos sigilosos reunidos ou produzidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito, ao longo de seis meses”. A demora entre o encerramento dos trabalhos da CPI e o recebimento integral dos arquivos, diz o MPF, “deve-se a dificuldades operacionais decorrentes do volume do material (aproximadamente 4 terabytes) e da necessidade de se observar os protocolos institucionais que visam assegurar a cadeia de custódia, fundamental à validade jurídica das informações”.

O MPF ainda informou que os próximos passos serão o envio do material à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise e, na sequência, o encaminhamento à equipe de investigadores “que atua em auxílio ao procurador-geral da República”.

“Dessa análise, decorrerão eventuais pedidos de diligências e demais providências cabíveis em relação a todos os fatos apontados e indiciamentos sugeridos pelos parlamentares.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo