Política
Quem são os chefes da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, aprovados pelo Senado
O diretor-presidente da autarquia será Alessandro de Salles Soares


O Senado aprovou, nesta quarta-feira 20, as indicações do presidente Lula (PT) para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear.
O diretor-presidente será Alessandro Facure Neves de Salles Soares, com mandato de quatro anos. Ele é diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 2023. Formou-se em Química pela Universidade Federal Fluminense, tem mestrado em Física também pela UFF e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Casa Alta chancelou também as indicações de outros dois integrantes para a cúpula da ANSN.
Lorena Pozzo será diretora de instalações radioativas e controle, com mandato de três anos. Ela é coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Ailton Fernando Dias ocupará o cargo de diretor de instalações nucleares e salvaguardas da ANSN, com mandato de dois anos. É chefe da Divisão de Controle de Rejeitos Radioativos e Nucleares da CNEN desde 2019.
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, criada em 2021, é uma autarquia federal que deve monitorar, regular e fiscalizar as atividades e as instalações nucleares no Brasil.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

CCJ do Senado aprova o voto impresso na reforma eleitoral
Por Wendal Carmo
Em reviravolta, CPMI do INSS elege o senador Carlos Viana como presidente
Por Vinícius Nunes
Senado aprova 24 indicações para conselhos federais e agências reguladoras; veja a lista
Por CartaCapital